"E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar." (Clarice Lispector)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Episódio de hoje: Odisséia no SARESP

SARESP: ENEM para ensino fundamental (com direito a erros e tudo mais).
Lá fui eu, feliz voluntária sem saber o que tava acontecendo. 
Não entrava em uma escola desde que saí do colegial.
Demorou um certo tempo para me habituar ao barulho das crianças, mas sobrevivi.
Mas me diga: "por que raios em escolas as pessoas, principalmente os adultos, perdem sua identidade e se tornam somente uma peça de um sistema?". Na realização dessa prova faziam parte os diretores, professores e contando comigo, 3 representantes dos pais e, apesar de eu repetir exaustivamente que eu não era mãe de ninguém, mas sim TIA de um dos alunos, não adiantou. Ignoraram meu nome, minha identidade enquanto pessoa e ganhei a denominação "Mãe". Todos se referiam a mim como Mãe: "Mãe, você pode por favor preencher esse formulário?" "Mãe isso... mãe aquilo" e eu lá parecendo o ser humano mais desligado pois demorava horas até perceber que era comigo que estavam falando! 
As professoras me chamavam de "mãe". E os alunos me chamavam de "professora". Porra! Eu tbm não sou professora!
Nota mental: em eventos na escola do sobrinho, ir com uma camiseta escrita "NEM MÃE, NEM PROFESSORA, TIA DO BRENO"
Mas a melhor parte é que virei a tia do banheiro, aquela que devia acompanhar os pestinhas, digo, alunos, ao toilet. Da sala de aula ao banheiro, dois lances de escada e lógico que bastou o primeiro querer sair para ir ao banheiro, deu vontade em todos os demais. Resultado: subi e desci aquela maldita escada 45 vezes. Era criança com dor de dente, dor nas costas, dedo sangrando (???), falando de futebol, perguntando do recreio... e eu nem atentei contra a vida de nenhuma delas. Até achei divertido.
Hoje foi prova de português. Foi triste ver a dificuldade em interpretação de texto da 4ª série.
Amanhã tem prova de matemática. Se eu volto? Nem pensar!!! kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário